Esta sexta-feira, dia 8 de agosto, é comemorado o Dia Internacional do Gato. Esses animais de estimação fofinhos e independentes ganharam um dia próprio para serem celebrados e homenageados em todo o mundo. Mas além de serem adoráveis companheiros, os gatos também trazem inúmeros benefícios à saúde de seus donos. Se você já tem um gato em casa, sabe do que estou falando. Mas se ainda não tem, pode ser que nunca tenha imaginado que esses bichanos podem ser verdadeiros aliados para uma vida mais saudável. Então, se está pensando em adotar um gatinho, ou se já tem um em casa, continue lendo este artigo e descubra como esses felinos podem melhorar sua saúde física e mental.
Muitas vezes vistos como animais solitários e antipáticos, os gatos são na verdade seres extremamente carinhosos e afetuosos. Eles são muito seletivos em relação às pessoas com quem se relacionam, mas quando escolhem um dono, se entregam de corpo e alma. Isso significa que ter um gato em casa pode trazer muita alegria e amor para sua vida. E, como já é comprovado cientificamente, o amor e o carinho são fundamentais para uma vida saudável.
Mas os benefícios dos gatos vão muito além do amor e do carinho que eles nos proporcionam. Estudos mostram que esses animais de estimação podem reduzir o estresse e a ansiedade, melhorar o humor e até mesmo ajudar na prevenção de doenças. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, mostrou que pessoas que têm gatos em casa são menos propensas a sofrerem de doenças cardiovasculares, como ataques cardíacos e derrames. Isso porque o ronronar dos gatos tem um efeito calmante e relaxante, que ajuda a diminuir a pressão arterial e os níveis de estresse.
Além disso, a companhia de um gato pode ser especialmente benéfica para pessoas que sofrem de ansiedade e depressão. Os gatos são animais muito sensíveis e capazes de perceber e acalmar o estado emocional de seus donos. Eles são excelentes companheiros para momentos de solidão e tristeza, podendo ajudar a aliviar os sintomas dessas doenças.
Outro benefício dos gatos é que eles são animais muito independentes, o que os torna ideais para pessoas que têm uma rotina agitada ou que moram em espaços pequenos. Diferente dos cães, que precisam de muita atenção e atividades físicas, os gatos são capazes de se divertir sozinhos e não precisam de grandes espaços para se exercitarem. Isso significa que você pode ter um gato mesmo se mora em um apartamento pequeno ou se trabalha fora o dia todo.
E se você é uma pessoa que adora dormir, os gatos são os melhores companheiros para uma boa noite de sono. Eles são animais noturnos e costumam ser mais ativos durante a noite, o que significa que não vão te acordar às 6 horas da manhã para passear ou pedir comida. E, como se não bastasse, estudos mostram que dormir com um gato ao lado pode ajudar a reduzir a insônia e a melhorar a qualidade do sono.
Mas não são apenas os benefícios físicos que os gatos trazem para a nossa vida. Eles também podem ser excelentes terapeutas emocionais. Muitas pessoas que sofrem de transtornos psicológicos, como autismo e síndrome do pânico, têm encontrado alívio e conforto na companhia de gatos. Esses animais são capazes de entender e se

