Gazeta De  Portugal
Quarta-feira, Fevereiro 18, 2026
  • Notícias
  • Casa
  • Cultura
  • Lifestyle
  • País
  • Tech
Nenhum resultado
View All Result
Gazeta De  Portugal
Nenhum resultado
View All Result

Início » A sua saúde intestinal pode afetar o cérebro destas quatro maneiras

A sua saúde intestinal pode afetar o cérebro destas quatro maneiras

in Lifestyle
Tempo de leitura: 2 mins read
A sua saúde intestinal pode afetar o cérebro destas quatro maneiras

A saúde intestinal é um dos pilares fundamentais para o bom funcionamento do nosso corpo. Muitas vezes, não nos damos conta de como os nossos hábitos alimentares e o estado do nosso sistema digestivo podem afetar não só o nosso corpo, mas também o nosso cérebro. Isso mesmo, a saúde intestinal pode influenciar de diversas maneiras o nosso órgão mais importante, o cérebro.

De acordo com estudos recentes na área da neurociência, a microbiota intestinal, ou seja, o conjunto de bactérias que habitam o nosso intestino, desempenha um papel fundamental na regulação das funções cerebrais. Essas bactérias ajudam a produzir vitaminas e aminoácidos essenciais, regulam a absorção de nutrientes e têm um forte impacto no sistema imunológico. Além disso, estudos têm demonstrado que a saúde intestinal pode influenciar diretamente o estado de humor, ansiedade e até mesmo o declínio cognitivo. Confira abaixo quatro maneiras pelas quais a saúde intestinal pode afetar o cérebro.

1. Regulação do humor e ansiedade

Você já deve ter ouvido falar que existe uma forte conexão entre o intestino e o cérebro, conhecida como o “eixo intestino-cérebro”. Isso se deve ao fato de que o intestino é considerado o nosso “segundo cérebro”, pois possui uma grande quantidade de neurônios e também é responsável pela produção de neurotransmissores, como a serotonina, conhecida como o “hormônio do bem-estar”. É importante ressaltar que cerca de 90% da serotonina é produzida no intestino, e apenas 10% no cérebro. Isso significa que uma saúde intestinal comprometida pode afetar diretamente a produção de serotonina e, consequentemente, o nosso humor e o equilíbrio emocional.

Além disso, a microbiota intestinal é responsável por regular o nosso sistema nervoso, o que influencia diretamente o estado de ansiedade. Quando a flora intestinal está desequilibrada, pode ocorrer uma diminuição na produção de serotonina e um aumento na produção de outras substâncias, como o cortisol, conhecido como o “hormônio do estresse”. Isso pode levar ao desenvolvimento de quadros de ansiedade e até mesmo depressão.

2. Funções cognitivas e memória

Outro ponto importante é que a saúde intestinal pode afetar diretamente as funções cognitivas, como a memória e o aprendizado. Isso se deve ao fato de que as bactérias intestinais produzem substâncias que atuam diretamente no cérebro, como o ácido gama-aminobutírico (GABA), neurotransmissor responsável pela redução da ansiedade e melhora no aprendizado.

Além disso, a microbiota intestinal também pode produzir ácidos graxos de cadeia curta (AGCC), que são fontes de energia para as células cerebrais e ajudam a proteger os neurônios do estresse oxidativo, prevenindo o declínio cognitivo.

3. Inflamação e doenças neurodegenerativas

Uma questão muito relevante é que a saúde intestinal pode influenciar no desenvolvimento de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer e o Parkinson. Estudos têm demonstrado que o desequilíbrio da microbiota intestinal pode levar a um aumento na inflamação do sistema nervoso, o que pode contribuir para o desenvolvimento dessas doenças.

Além disso, uma pesquisa recente realizada na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, mostrou que alterações na microbiota intestinal podem causar o acúmulo de proteínas tóxicas no cérebro, característico do Alzheimer. Isso acontece devido a uma proteína chamada LPS, produzida por bactérias

Tags: Prime Plus
Postagem anterior

Nova coleção da Pull&Bear inspirada no universo visual de Henri Matisse

PRÓXIMA POSTAGEM

Precisa de aumentar os níveis de magnésio? Aposte nestes alimentos

PRÓXIMA POSTAGEM
Precisa de aumentar os níveis de magnésio? Aposte nestes alimentos

Precisa de aumentar os níveis de magnésio? Aposte nestes alimentos

  • Privacy Policy
  • Copyright
  • Сontactos

© 2024 Notícias internacionais sobre Política portuguesa Gazeta De Portugal.

Nenhum resultado
View All Result
  • Checkout
  • Copyright
  • Home 6
  • Privacy Policy
  • Сontactos

© 2024 Notícias internacionais sobre Política portuguesa Gazeta De Portugal.