Gazeta De  Portugal
Quarta-feira, Fevereiro 18, 2026
  • Notícias
  • Casa
  • Cultura
  • Lifestyle
  • País
  • Tech
Nenhum resultado
View All Result
Gazeta De  Portugal
Nenhum resultado
View All Result

Início » NASA partilha (gratuitamente) documentário sobre o James Webb

NASA partilha (gratuitamente) documentário sobre o James Webb

in Tech
Tempo de leitura: 2 mins read
NASA partilha (gratuitamente) documentário sobre o James Webb

O Telescópio Espacial James Webb é uma das maiores e mais ambiciosas missões da NASA. Com um custo de mais de 10 bilhões de dólares, ele é considerado o sucessor do famoso Telescópio Espacial Hubble, que revolucionou nossa compreensão do universo. E após quase três anos de espera, finalmente começamos a ver as primeiras imagens das observações feitas pelo James Webb.

Lançado em dezembro de 2021, o James Webb é um telescópio espacial de última geração, equipado com tecnologias avançadas que permitirão aos cientistas explorar o universo de maneiras nunca antes imaginadas. Com um espelho primário de 6,5 metros de diâmetro, ele é quase três vezes maior que o Hubble e possui uma série de instrumentos científicos altamente sensíveis, capazes de detectar luz infravermelha, que é invisível ao olho humano.

Desde o seu lançamento, o James Webb tem passado por uma série de testes e verificações para garantir que todos os seus sistemas estejam funcionando corretamente. E agora, finalmente, ele começou a compartilhar as primeiras imagens de suas observações. E o que podemos dizer é que elas são simplesmente deslumbrantes.

Uma das primeiras imagens divulgadas pelo James Webb é uma visão do aglomerado de galáxias Abell 370, localizado a cerca de 4 bilhões de anos-luz da Terra. A imagem mostra uma infinidade de galáxias, cada uma contendo bilhões de estrelas, em uma dança cósmica fascinante. E o que é ainda mais impressionante é que essa imagem foi capturada em infravermelho, permitindo que vejamos além do que nossos olhos podem ver.

Outra imagem divulgada pelo James Webb é uma visão da Nebulosa de Órion, uma das mais famosas e estudadas nebulosas do universo. A imagem mostra uma nuvem de gás e poeira cósmica, onde novas estrelas estão se formando. E graças à sensibilidade do telescópio em detectar luz infravermelha, podemos ver através da poeira e observar as estrelas recém-nascidas em detalhes nunca antes vistos.

Mas as imagens divulgadas pelo James Webb não são apenas bonitas, elas também são extremamente importantes para a ciência. Com sua capacidade de detectar luz infravermelha, o telescópio pode observar objetos e fenômenos que não são visíveis em outras faixas de luz. Isso permitirá que os cientistas estudem a formação de galáxias, a evolução do universo e até mesmo procurem por sinais de vida em outros planetas.

Além disso, o James Webb também é capaz de fazer observações mais precisas e detalhadas do que o Hubble. Isso se deve ao seu espelho primário, que é composto por 18 segmentos hexagonais que podem ser ajustados individualmente para corrigir qualquer distorção na imagem. Isso significa que as imagens capturadas pelo James Webb serão mais nítidas e detalhadas do que as do Hubble, permitindo que os cientistas façam descobertas ainda mais surpreendentes.

Mas as imagens divulgadas até agora são apenas uma pequena amostra do que o James Webb é capaz de fazer. Nos próximos meses e anos, o telescópio continuará a compartilhar suas observações e nos mostrar mais e mais do universo. E com cada nova imagem, nossa compreensão do cosmos será aprimorada e aprofundada.

O Telescópio Espacial James Webb é uma conquista notável da ciência e da tecnologia. Ele nos levará a novas fronteiras e nos ajudará a responder algumas das perguntas mais profundas sobre o universo. E com suas

Tags: Prime Plus
Postagem anterior

Manifestantes saem à rua “contra a turistificação” em Lisboa. As imagens

PRÓXIMA POSTAGEM

Dez em julgamento por tentar agredir Gouveia e Melo e Ferro Rodrigues

PRÓXIMA POSTAGEM
Dez em julgamento por tentar agredir Gouveia e Melo e Ferro Rodrigues

Dez em julgamento por tentar agredir Gouveia e Melo e Ferro Rodrigues

  • Privacy Policy
  • Copyright
  • Сontactos

© 2024 Notícias internacionais sobre Política portuguesa Gazeta De Portugal.

Nenhum resultado
View All Result
  • Checkout
  • Copyright
  • Home 6
  • Privacy Policy
  • Сontactos

© 2024 Notícias internacionais sobre Política portuguesa Gazeta De Portugal.