“Este Mundo É Um Verstep” é um título que certamente irá despertar curiosidade em muitos leitores, mas afinal do que se trata essa antologia de poesia ucraniana? Com tradução direta, a primeira coletânea de poesia ucraniana em formato livro, chega hoje às livrarias em Portugal com a chancela da não (edições).
O editor responsável por esta publicação, em entrevista à agência Lusa, destacou a importância de trazer ao público português uma obra que reflete a rica e diversa cultura ucraniana através da poesia. “Este Mundo É Um Verstep” é um marco histórico não só para a literatura ucraniana, mas também para a literatura portuguesa, pois é a primeira vez que uma antologia de poesia ucraniana é publicada em Portugal com tradução direta.
A obra é uma seleção cuidadosa de poemas de grandes poetas ucranianos, como Taras Shevchenko, Ivan Franko, Lesya Ukrainka, entre outros, que retratam temas universais como amor, vida, morte, natureza e a situação política e social da Ucrânia. São versos que tocam a alma e nos fazem refletir sobre a condição humana e o mundo que nos cerca.
A ideia de publicar esta antologia surgiu da necessidade de difundir a poesia ucraniana em outras línguas e culturas. A tradução direta, sem passar por outras línguas intermediárias, é um desafio que a equipe editorial enfrentou com muito empenho e dedicação. Afinal, a poesia é uma forma de arte que exige sensibilidade e precisão na transmissão das palavras e emoções.
Além da beleza e profundidade dos poemas, “Este Mundo É Um Verstep” também é um livro que traz consigo uma importante mensagem de união e respeito entre os povos. A Ucrânia, país que enfrentou e ainda enfrenta grandes desafios políticos e sociais, tem na poesia uma forma de resistência e expressão de sua identidade. E ao publicar esta antologia em Portugal, a não (edições) está abrindo portas para que os leitores portugueses possam conhecer e se encantar com a cultura ucraniana.
A capa da obra, com uma ilustração que remete às tradições ucranianas, é um convite para adentrar neste mundo poético e se deliciar com as palavras dos grandes poetas ucranianos. A qualidade da edição, com papel e acabamento impecáveis, também é um diferencial desta publicação.
“Este Mundo É Um Verstep” é uma obra que merece ser lida e apreciada por todos, independente de sua origem ou língua materna. A poesia ucraniana é universal e seus versos são capazes de tocar os corações de qualquer leitor. A partir de hoje, a poesia ucraniana tem um novo lar em Portugal e certamente irá conquistar muitos admiradores.
Não deixe de adquirir esta antologia e embarcar nessa viagem poética pela Ucrânia. “Este Mundo É Um Verstep” é um livro que ficará marcado na história da literatura portuguesa e que com certeza irá despertar novos olhares e emoções em quem o ler. Parabéns à não (edições) por esta iniciativa e que venham mais publicações como essa, que nos aproximam de outras culturas e nos enriquecem como seres humanos.

