Gazeta De  Portugal
Terça-feira, Fevereiro 17, 2026
  • Notícias
  • Casa
  • Cultura
  • Lifestyle
  • País
  • Tech
Nenhum resultado
View All Result
Gazeta De  Portugal
Nenhum resultado
View All Result

Início » Apartamentos papais selados. Data do funeral de Francisco pode ser definida esta 3.ª feira

Apartamentos papais selados. Data do funeral de Francisco pode ser definida esta 3.ª feira

in Notícias
Tempo de leitura: 3 mins read

No dia 2 de abril de 2005, o mundo foi tomado por uma notícia triste e surpreendente: o falecimento do Papa João Paulo II. Após uma longa luta contra o Parkinson, o líder maior da Igreja Católica deixava esse mundo, deixando um legado de amor, paz e fé. Com seu carisma e simplicidade, conquistou a admiração de milhões de pessoas ao redor do mundo e se tornou um dos Papas mais queridos da história.

Mas, o que aconteceu após a sua morte? Como foram tomadas as medidas protocolares e como a Igreja se preparou para dar continuidade ao seu legado?

Logo após a confirmação do falecimento do Papa João Paulo II, os apartamentos papais localizados no Palácio Pontifício, residência oficial dos Papas, e na Casa Santa Marta, onde o Pontífice costumava se hospedar, foram lacrados e selados com o brasão papal. Era o início de um processo burocrático que precede o funeral e a eleição do novo Papa.

De acordo com a tradição católica, após o falecimento de um Papa, é necessário que um médico presente no momento da morte emita um atestado de óbito. Esse documento é lido em latim na presença de todos os cardeais presentes no Vaticano, que confirmam a veracidade do mesmo. No caso do Papa João Paulo II, o atestado de óbito foi lido às 19h00 (hora de Lisboa), cerca de sete horas após o seu falecimento.

Além do atestado de óbito, também é necessário que se faça uma autópsia para garantir que a morte foi natural. No caso do Papa João Paulo II, não foi realizada a autópsia, pois ele já sofria de doenças crônicas que justificavam o seu falecimento.

Em seguida, é preparado o corpo do Papa para ser velado. O processo de embalsamamento é realizado por um grupo de peritos, chamados de mestres das cerimônias pontifícias, que seguem um ritual milenar. O corpo é lavado e vestido com paramentos papais, além de ser colocado em um caixão de madeira com o brasão papal e uma cruz.

O velório é realizado em uma câmara reservada chamada de “sala Clementina”, localizada no Palácio Apostólico. É nessa sala que os cardeais e outras autoridades católicas podem se despedir do Papa e prestar suas homenagens. A câmara fica aberta por cerca de dois ou três dias, dependendo das circunstâncias, e é um momento de grande emoção e comoção para os fiéis.

Após o velório, é realizada a procissão do corpo até a Basílica de São Pedro, onde acontecerá o funeral. O corpo do Papa é levado em cortejo pelas ruas do Vaticano, acompanhado por milhares de fiéis que querem se despedir de seu líder espiritual. Na Basílica, é celebrada a Missa de Réquiem, que é uma missa especial celebrada em lembrança do falecido.

Após o funeral, o corpo do Papa é sepultado em uma cripta localizada abaixo da Basílica de São Pedro, onde estão enterrados também outros Papas. No caso do Papa João Paulo II, o seu túmulo se tornou um dos locais mais visitados por peregrinos de todo o mundo, que desejam prestar suas homenagens e rezar por sua alma.

Com a morte de um Papa, também é necessário dar início ao processo de eleição de um novo líder para a Igreja Católica. Esse processo é chamado de Conclave e é realizado pelos cardeais que compõem o Colégio Cardinalício

Tags: Prime Plus
Postagem anterior

Carlos Moedas quer mudar nome do Parque Tejo para Parque Papa Francisco

PRÓXIMA POSTAGEM

Off-road: saiba quais modelos da linha Tremor a Ford venderá no Brasil

PRÓXIMA POSTAGEM
Off-road: saiba quais modelos da linha Tremor a Ford venderá no Brasil

Off-road: saiba quais modelos da linha Tremor a Ford venderá no Brasil

  • Privacy Policy
  • Copyright
  • Сontactos

© 2024 Notícias internacionais sobre Política portuguesa Gazeta De Portugal.

Nenhum resultado
View All Result
  • Checkout
  • Copyright
  • Home 6
  • Privacy Policy
  • Сontactos

© 2024 Notícias internacionais sobre Política portuguesa Gazeta De Portugal.