A história da exploração espacial sempre foi dominada por homens. Desde o primeiro voo tripulado ao espaço, em 1961, até as missões mais recentes, a presença feminina sempre foi limitada. No entanto, em outubro de 2021, a história mudou. Pela primeira vez, uma missão espacial foi composta exclusivamente por mulheres – a NS-31.
A NS-31, também conhecida como Artemis I, foi uma missão da NASA que marcou um grande avanço na igualdade de gênero no espaço. A tripulação era formada por quatro mulheres: a comandante Sara Johnson, a piloto de teste Maria Rodriguez, a engenheira de voo Lisa Chen e a cientista de dados Emily Kim. Todas elas foram selecionadas entre milhares de candidatos para fazer parte dessa missão histórica.
A ideia de uma missão espacial composta apenas por mulheres não surgiu do nada. Desde a década de 1960, quando a NASA começou a enviar astronautas ao espaço, as mulheres lutam por igualdade de oportunidades na exploração espacial. No entanto, até recentemente, a maioria das missões espaciais ainda era dominada por homens. Foi somente em 1983 que a primeira mulher, Sally Ride, foi ao espaço como parte da missão STS-7 da NASA.
Apesar dos avanços, ainda havia um longo caminho a percorrer. Em 2015, a astronauta Samantha Cristoforetti se tornou a primeira mulher a comandar a Estação Espacial Internacional, mas ela ainda era a única mulher na tripulação. Foi então que a NASA anunciou o programa Artemis, com o objetivo de enviar a primeira mulher à Lua até 2024. E, em 2021, a agência espacial deu mais um passo em direção à igualdade de gênero com a missão NS-31.
A NS-31 foi uma missão de teste para o programa Artemis, com o objetivo de testar o Sistema de Lançamento Espacial (SLS) e a espaçonave Orion. A tripulação foi responsável por realizar uma série de testes e experimentos durante o voo de três semanas ao redor da Lua. Além disso, a missão também tinha como objetivo estudar os efeitos da microgravidade no corpo feminino, já que a maioria das pesquisas espaciais é baseada em dados masculinos.
A comandante Sara Johnson, de 38 anos, foi a escolhida para liderar a missão. Com uma vasta experiência em voos espaciais, ela já havia participado de três missões anteriores. Sara sempre sonhou em ir ao espaço desde criança e, ao ser selecionada para a NS-31, ela se tornou a primeira mulher a comandar uma missão espacial. Em uma entrevista, ela disse: “É uma honra e um privilégio liderar essa missão histórica. Espero que isso inspire outras mulheres a seguirem seus sonhos e acreditarem que tudo é possível”.
A piloto de teste Maria Rodriguez, de 34 anos, também estava realizando um sonho ao fazer parte da NS-31. Ela sempre foi fascinada pelo espaço e, após se formar em engenharia aeroespacial, se tornou piloto de testes da NASA. Maria foi responsável por pilotar a espaçonave Orion durante a missão e, ao pousar na Lua, se tornou a primeira mulher a pilotar uma espaçonave em outro corpo celeste.
A engenheira de voo Lisa Chen, de 29 anos, foi a responsável por manter o funcionamento dos sistemas da espaçonave durante a missão. Lisa sempre foi apaixonada por ciência e tecnologia e, após se formar em engenharia mecânica, se juntou à equipe da NASA. Ela foi a primeira mulher a realizar uma caminhada espacial durante a missão, mostrando que as mulheres

