Gazeta De  Portugal
Quarta-feira, Fevereiro 18, 2026
  • Notícias
  • Casa
  • Cultura
  • Lifestyle
  • País
  • Tech
Nenhum resultado
View All Result
Gazeta De  Portugal
Nenhum resultado
View All Result

Início » Autarca de Gaia manifesta dúvidas sobre nova solução para estação do TGV

Autarca de Gaia manifesta dúvidas sobre nova solução para estação do TGV

in Casa
Tempo de leitura: 3 mins read
Autarca de Gaia manifesta dúvidas sobre nova solução para estação do TGV

Na última semana, o presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, manifestou suas dúvidas em relação à nova solução apresentada pelo consórcio LusoLav para a estação de alta velocidade da cidade. Apesar de ter votado a favor de uma alternativa, o líder político expressou suas preocupações em termos jurídicos, urbanísticos e de mobilidade.

A nova proposta do consórcio LusoLav, que é responsável pela construção e operação da linha de alta velocidade entre Porto e Lisboa, prevê a criação de uma estação subterrânea em Vila Nova de Gaia, mais precisamente no Candal. Esta estação seria conectada à estação de São Bento, no Porto, por meio de um túnel subaquático. Esta solução foi apresentada após a polêmica causada pela proposta inicial, que previa a construção de uma estação em Lavadores, na freguesia de Canidelo.

Apesar de ter votado a favor da alternativa apresentada pelo consórcio, o presidente da Câmara de Gaia demonstrou suas dúvidas em relação à sua viabilidade. Em entrevista à imprensa, Eduardo Vítor Rodrigues afirmou que a solução apresentada pelo LusoLav é “uma proposta muito complexa e que levanta muitas questões em termos jurídicos, urbanísticos e de mobilidade”.

Em termos jurídicos, o presidente da Câmara questiona a legalidade da construção de uma estação subterrânea em Vila Nova de Gaia, uma vez que as licenças para a construção da linha de alta velocidade foram concedidas para a estação em Lavadores. Além disso, há questões relacionadas aos impactos ambientais e à desapropriação de terrenos para a construção do túnel subaquático.

Em relação aos aspectos urbanísticos, Eduardo Vítor Rodrigues questiona a integração da nova estação no contexto da cidade. Segundo o presidente, a estação de Lavadores tinha o potencial de ser um importante polo de desenvolvimento para a freguesia de Canidelo, enquanto a estação subterrânea no Candal não teria o mesmo impacto na região.

Já em termos de mobilidade, o presidente da Câmara de Gaia destaca as dificuldades de acesso à nova estação, que seria subterrânea e distante do centro da cidade. Além disso, seria necessário um investimento adicional para a construção de uma ligação entre a estação subterrânea e a estação de São Bento, no Porto.

Apesar de suas dúvidas, Eduardo Vítor Rodrigues se mostra aberto ao diálogo com o consórcio LusoLav e com o Governo para encontrar uma solução que seja viável e benéfica para Vila Nova de Gaia. “Estamos disponíveis para discutir e encontrar uma alternativa que seja boa para Gaia e para o país”, afirmou o presidente.

Esta questão tem gerado polêmica e dividido opiniões entre os moradores de Vila Nova de Gaia. Alguns acreditam que a estação subterrânea no Candal seria benéfica para a cidade, trazendo desenvolvimento e investimentos. Já outros defendem a estação em Lavadores, por considerá-la mais estratégica para a região.

Independentemente da solução escolhida, o importante é que a decisão seja tomada levando em consideração os interesses da população e o desenvolvimento sustentável da cidade. Eduardo Vítor Rodrigues, como representante do povo, está cumprindo seu papel ao levantar suas dúvidas e buscar a melhor alternativa para a cidade.

Uma coisa é certa, a construção da linha de alta velocidade entre Porto e Lisboa é um importante projeto para o país, que trará benefícios para toda a população. Por isso, é necessário

Tags: Prime Plus
Postagem anterior

“Dedicação”. Inaugurado hangar dos meios aéreos de combate aos incêndios

PRÓXIMA POSTAGEM

Reitores consideram perguntas dos Estados Unidos “intoleráveis”

PRÓXIMA POSTAGEM
Reitores consideram perguntas dos Estados Unidos “intoleráveis”

Reitores consideram perguntas dos Estados Unidos "intoleráveis"

  • Privacy Policy
  • Copyright
  • Сontactos

© 2024 Notícias internacionais sobre Política portuguesa Gazeta De Portugal.

Nenhum resultado
View All Result
  • Checkout
  • Copyright
  • Home 6
  • Privacy Policy
  • Сontactos

© 2024 Notícias internacionais sobre Política portuguesa Gazeta De Portugal.