O projeto de eletrificação dos municípios de Cachiungo, na Província do Huambo, e Chinguar, no Bié, iniciou suas operações neste final de semana.
A inauguração da infraestrutura foi realizada por João Baptista Borges, Ministro da Energia e Águas, acompanhado pelos Governadores das Províncias do Huambo, Pereira Alfredo, e do Bié, Celeste Adolfo.
Para conectar as redes elétricas das duas localidades, foi construída, entre janeiro e dezembro deste ano, uma subestação de 220/30 kV com uma capacidade instalada de 20 MVA, além da instalação de 30 quilômetros de cabos de média tensão.
Além disso, o projeto incluiu a instalação de 15 postos de transformação (PTs) de 160 a 30/0,4 kVA, a construção de 29 quilômetros de cabos para a rede de baixa tensão, a instalação de 600 novos pontos de iluminação pública e a realização de 1.600 novas ligações domiciliares.
Este projeto está inserido no plano de transição energética e proporcionará uma economia anual de cerca de 380.000.000,00 Kwanzas ao Estado, com uma redução de 270 milhões na compra de 1.550.000 litros de combustível fóssil e 110 milhões em custos administrativos.
João Baptista Borges destacou que a população das duas comunidades finalmente superou o período de escuridão causado pelo uso de energia barata e de baixa qualidade. O ministro também lembrou que a promessa feita pelo Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, durante sua última visita ao Bié, foi cumprida: as localidades agora estão conectadas à rede elétrica nacional.
Além disso, Borges mencionou a meta do Governo de conectar todos os municípios da Província do Bié à Rede Elétrica Nacional até 2025. Com isso, Chinguar passará de um fornecimento de 4 horas diárias para 24 horas de energia elétrica, representando uma transformação significativa em termos de qualidade e quantidade de fornecimento.
A integração das localidades à rede elétrica nacional contribuirá para o desenvolvimento econômico e social, fortalecerá serviços essenciais como saúde, educação e indústria, além de incentivar o empreendedorismo local, especialmente na agricultura.
Com a ampliação da iluminação pública e o aumento das ligações domiciliares, as comunidades agora desfrutam de melhores condições de vida e maior segurança.
Durante a cerimônia de inauguração, que contará com atividades culturais e sociais, o Ministério da Energia e Águas, em um gesto de solidariedade, distribuirá equipamentos esportivos e vestuário para as crianças das duas localidades.
A eletrificação de Cachiungo e Chinguar e sua conexão à Rede Elétrica Nacional representam um marco importante, simbolizando o progresso e a determinação do Governo em construir um futuro mais sustentável e inclusivo para Angola.
Antes desse investimento, o fornecimento de energia nessas localidades dependia de geradores e centrais térmicas, cujas capacidades eram insuficientes para atender à demanda.
GABINETE DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DO MINISTÉRIO DA ENERGIA E ÁGUAS, Bié, 15 de dezembro de 2024.

