O Vitória, um dos principais clubes de futebol do Nordeste brasileiro, estreou no Campeonato Baiano com um empate sem gols contra o Atlético-BA, de Alagoinhas. A partida, que aconteceu no último sábado (10), foi transmitida ao vivo pela TV Brasil em parceria com a TVE Bahia.
Para esta temporada, o Vitória planeja utilizar um time mesclado no Baianão, com jogadores pouco aproveitados e atletas da base, sob o comando do auxiliar técnico Rodrigo Chagas. Enquanto isso, a equipe principal se prepara para o Campeonato Brasileiro, que começa no final de janeiro.
Entre os jogadores escalados para a estreia do Leão no Baianão, o mais experiente era o meia Dudu Maraíma, que completou 101 jogos pelo clube. Revelado nas categorias de base do Vitória, ele não atuava pela equipe principal desde 2023, tendo passado por empréstimos para outros clubes.
Do lado do Atlético-BA, o nome mais conhecido do elenco, o atacante Walter, de 36 anos, não entrou em campo. O técnico Agnaldo Liz, que já foi zagueiro do Vitória e fez parte do time vice-campeão do Brasileirão em 1993, comandou a equipe adversária.
A partida começou com o Atlético-BA tomando a iniciativa e assustando o Vitória logo aos sete minutos, com um chute no travessão. Aos poucos, o Leão foi se encontrando em campo e criando chances de gol, mas sem sucesso. No segundo tempo, o ritmo das equipes caiu e o jogo terminou empatado em 0 a 0.
Apesar do resultado, a torcida do Vitória pode se animar com as estreias do lateral Jamerson, que voltou a jogar após sete meses tratando de uma lesão, e do atacante Kike Saverio, revelado nas categorias de base do Barcelona e que agora defende o Leão.
O Campeonato Baiano, que está em sua 122ª edição, reúne dez times que se enfrentam na primeira fase. Os quatro primeiros colocados avançam para as semifinais, que serão disputadas em jogo único, assim como a grande final. Os dois últimos colocados serão rebaixados para a segunda divisão do estadual. O Bahia é o maior campeão, com 51 títulos, enquanto o Vitória possui 30 conquistas.
Ainda no domingo (11), o atual campeão Bahia estreou no Baianão com uma vitória por 2 a 0 sobre o Jequié, na Arena Fonte Nova. Assim como o Vitória, o Esquadrão de Aço também optou por utilizar um time alternativo no estadual, mas comandado pelo técnico Rogério Ceni.
Além do Campeonato Baiano, o final de semana também marcou o início do Campeonato Paulista, um dos principais estaduais do país. O Santos, primeiro dos quatro grandes clubes de São Paulo a estrear, venceu o Novorizontino por 2 a 1, de virada, na Vila Belmiro. A partida marcou a reestreia do atacante Gabriel Barbosa, o Gabigol, que iniciou sua terceira passagem pelo clube.
Outro destaque da rodada foi a goleada do São Bernardo por 4 a 0 sobre o Capivariano. O clube do ABC conquistou o acesso à Série B do Brasileirão no ano passado e começou bem sua campanha no Paulistão deste ano.
Para esta edição, o Campeonato Paulista adotou um novo regulamento, com a diminuição de 16 para 12 datas. Os 16 participantes foram divididos em potes, de acordo com a classificação na ed

