Gazeta De  Portugal
Quarta-feira, Fevereiro 18, 2026
  • Notícias
  • Casa
  • Cultura
  • Lifestyle
  • País
  • Tech
Nenhum resultado
View All Result
Gazeta De  Portugal
Nenhum resultado
View All Result

Início » Vladimir Herzog é celebrado em dois documentários

Vladimir Herzog é celebrado em dois documentários

in Cultura
Tempo de leitura: 2 mins read
Vladimir Herzog é celebrado em dois documentários

Há exatos 50 anos atrás, o Brasil foi marcado por um dos momentos mais sombrios de sua história: a ditadura militar. Um período que trouxe repressão, censura e violência, deixando marcas profundas na sociedade brasileira. Em meio a esse contexto, um crime chocou o país e se tornou símbolo da crueldade do regime: o assassinato do jornalista Vladimir Herzog.

Vlado, como era conhecido pelos amigos e colegas, nasceu em 1937 na antiga Iugoslávia, mas veio para o Brasil ainda criança com sua família para fugir da invasão nazista. Aqui, ele se formou em Filosofia e Letras e se tornou um renomado jornalista, trabalhando em veículos como o jornal O Estado de S. Paulo e a TV Cultura.

Foi justamente na TV Cultura que Vlado ocupava o cargo de diretor do departamento de jornalismo quando foi brutalmente assassinado pela ditadura militar em 1975. Seu crime foi uma tentativa de “suicídio forjado”, uma forma covarde e cruel de tentar encobrir as torturas e mortes cometidas pelo regime.

Cinquenta anos depois, a história de Vladimir Herzog é retratada em dois documentários lançados neste mês de outubro: “A Vida de Vlado – 50 anos do caso Herzog” e “Herzog – O Crime que Abalou a Ditadura”. Ambos os filmes trazem diferentes abordagens sobre o caso, mas com um mesmo objetivo: manter viva a memória de Vlado e denunciar as atrocidades cometidas pelo regime militar.

Produzido pela TV Cultura, emissora onde Vlado trabalhava, “A Vida de Vlado – 50 anos do caso Herzog” tem direção de Simão Scholz e é narrado pelo jornalista Chico Pinheiro. O documentário conta com o apoio do Instituto Vladimir Herzog e estreou dentro da programação da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.

Uma das características mais marcantes do filme é a presença de arquivos inéditos de Vlado, como slides do documentário que ele estava produzindo sobre Canudos e que foram recuperados pelo Instituto. Além disso, o acervo da TV Cultura, que é considerado um dos maiores do país, também é utilizado para trazer à tona imagens e relatos do jornalista.

Já o documentário “Herzog – O Crime que Abalou a Ditadura”, produzido pelo Instituto Conhecimento Liberta, tem como foco principal o crime em si. Com direção de Márcia Cunha, o filme se debruça sobre o período entre a semana que antecedeu o assassinato de Vlado e a semana posterior, trazendo à tona um retrato fiel da violência e brutalidade do regime militar.

Márcia conta que a escolha desse recorte específico foi feita para mostrar como a ditadura agia e o que era capaz de fazer. E, infelizmente, muitas das estratégias utilizadas naquela época ainda são repetidas nos dias de hoje, como é o caso do famoso “gabinete do ódio”. Por isso, é importante que a história de Vlado seja lembrada e compartilhada para que possamos aprender com os erros do passado e evitar que eles se repitam.

Uma das particularidades do documentário é a utilização de histórias em quadrinhos para retratar situações que não possuem imagens de acervo. Isso acontece devido à falta de registros visuais desses momentos, mas a produção não deixou de trazer à tona depoimentos de pessoas que fizeram parte da vida de Vlado, como os jornalistas Dilea Frate, Paulo Markun, Rose Nogueira e Sérgio Gomes

Tags: Prime Plus
Postagem anterior

Henrique Marques conquista 2º ouro brasileiro no Mundial de Taekwondo

PRÓXIMA POSTAGEM

Braga Netto apresenta recurso ao STF e aponta falta de imparcialidade

PRÓXIMA POSTAGEM
“Muitas das coisas que fiz não as procurei”, diz Leonor Beleza

“Muitas das coisas que fiz não as procurei”, diz Leonor Beleza

  • Privacy Policy
  • Copyright
  • Сontactos

© 2024 Notícias internacionais sobre Política portuguesa Gazeta De Portugal.

Nenhum resultado
View All Result
  • Checkout
  • Copyright
  • Home 6
  • Privacy Policy
  • Сontactos

© 2024 Notícias internacionais sobre Política portuguesa Gazeta De Portugal.