Gazeta De  Portugal
Domingo, Fevereiro 15, 2026
  • Notícias
  • Casa
  • Cultura
  • Lifestyle
  • País
  • Tech
Nenhum resultado
View All Result
Gazeta De  Portugal
Nenhum resultado
View All Result

Início » Conteúdos falsos criados com IA mais que triplicam entre 2024 e 2025

Conteúdos falsos criados com IA mais que triplicam entre 2024 e 2025

in Lifestyle
Tempo de leitura: 2 mins read
Conteúdos falsos criados com IA mais que triplicam entre 2024 e 2025

A tecnologia vem avançando de forma rápida e constante, trazendo benefícios e facilidades para a nossa vida cotidiana. No entanto, como em tudo na vida, há também o lado negativo dessas inovações. E um dos grandes desafios enfrentados atualmente é a disseminação de conteúdos falsos, especialmente aqueles criados com o uso de inteligência artificial (IA).

Segundo o primeiro Panorama da Desinformação no Brasil, divulgado pelo Observatório Lupa, houve um aumento de 308% na divulgação de conteúdos falsos criados com IA entre 2024 e 2025. Isso representa um cenário preocupante, já que essas informações falsas podem causar danos irreparáveis, como manipulação da opinião pública, desinformação e até mesmo conflitos sociais.

O estudo realizado pela Agência Lupa analisou 617 conteúdos verificados em 2025, comparando-os com os 839 verificados em 2024. E os resultados mostram que as deepfakes e outras peças de desinformação criadas com IA tiveram um aumento significativo, passando de 39 casos em 2024 para 159 em 2025. Esse número representa um crescimento de 120 casos, mostrando uma mudança estrutural no ecossistema desinformativo.

Mas afinal, o que são deepfakes? Trata-se de uma tecnologia que permite a alteração de rostos e vozes em vídeos, de forma a criar conteúdos falsos. Isso ocorre por meio de algoritmos de IA que são capazes de aprender e imitar vozes e aparências de pessoas reais. Com isso, se torna mais difícil detectar se um conteúdo é falso ou não.

No entanto, o estudo mostra que, enquanto em 2024 a IA era utilizada principalmente para golpes digitais, em 2025 ela passou a ser empregada de forma estratégica como arma política. Cerca de 45% dos conteúdos com IA tinham viés ideológico, contra 33% no ano anterior. Isso mostra que a tecnologia está sendo usada como uma ferramenta para manipulação e influência no cenário político do país.

Além disso, mais de três quartos dos conteúdos com IA analisados em 2025 exploravam a imagem ou a voz de pessoas conhecidas, com destaque para líderes políticos. O presidente Lula da Silva foi alvo de 36 conteúdos falsos, seguido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, com 33, e o ministro do STF Alexandre de Moraes, com 30. Isso demonstra como a IA está sendo usada para atacar e difamar figuras públicas, causando grande impacto na sociedade.

Outro dado preocupante é que, enquanto em 2024 o WhatsApp era a principal plataforma de disseminação de desinformação, com quase 90% de participação, em 2025 esse número caiu para 46%. Isso não significa, no entanto, que a disseminação de fakes diminuiu nessa plataforma, mas sim que houve uma maior dispersão em outras plataformas. Entre elas, destaca-se o Facebook, Instagram, Threads, WhatsApp e X, que já eram populares, além do Kwai e TikTok, redes sociais de vídeos curtos que também passaram a ter relevância na circulação de conteúdos falsos.

Diante desse cenário, fica evidente a importância de combater a desinformação e educar a população sobre os riscos da divulgação de conteúdos falsos. Além disso, é essencial que as plataformas digitais sejam responsáveis e atuem de forma efetiva no combate à disseminação desses conteúdos. Afinal, a tecnologia deve ser usada para o bem, e não para prejudicar a sociedade.

Os avanços da IA são inegáveis

Tags: Prime Plus
Postagem anterior

Em Abrantes, as cheias trazem traumas do passado. “Vou fugir. A água pode chegar até ao primeiro andar”

PRÓXIMA POSTAGEM

Desabamento de teto de igreja em Salvador completa um ano

PRÓXIMA POSTAGEM
Desabamento de teto de igreja em Salvador completa um ano

Desabamento de teto de igreja em Salvador completa um ano

  • Privacy Policy
  • Copyright
  • Сontactos

© 2024 Notícias internacionais sobre Política portuguesa Gazeta De Portugal.

Nenhum resultado
View All Result
  • Checkout
  • Copyright
  • Home 6
  • Privacy Policy
  • Сontactos

© 2024 Notícias internacionais sobre Política portuguesa Gazeta De Portugal.