Gazeta De  Portugal
Segunda-feira, Fevereiro 16, 2026
  • Notícias
  • Casa
  • Cultura
  • Lifestyle
  • País
  • Tech
Nenhum resultado
View All Result
Gazeta De  Portugal
Nenhum resultado
View All Result

Início » Dia Nacional das HQs é celebrado neste 30 de janeiro

Dia Nacional das HQs é celebrado neste 30 de janeiro

in Cultura
Tempo de leitura: 2 mins read
Dia Nacional das HQs é celebrado neste 30 de janeiro

Quem poderia prever que uma garotinha de personalidade forte e seu coelho azul atravessariam décadas marcando gerações? Ou que as maluquices de um menino com uma panela na cabeça se tornariam inesquecíveis? Há quem sinta tanta inspiração a partir das histórias destes personagens que até sonha em acompanhá-los de perto.

O Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos, celebrado neste 30 de janeiro, reforça a importância de manter o hábito da leitura. A data homenageia a primeira HQ publicada no Brasil, em 1869: “As Aventuras de Nhô-Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte”, criada por Ângelo Agostini para a revista Vida Fluminense. Desde então, as histórias em quadrinhos ganharam cada vez mais espaço na cultura literária nacional, sendo utilizadas, inclusive, para o aprendizado de crianças nas escolas pelo país.

Desde a infância, muitos brasileiros se conectam com as histórias em quadrinhos e mantêm esse vínculo depois de adultos. É o caso do estudante de administração, Gabriel Britto, que conta que os gibis foram fundamentais para que aprendesse a ler. Seus pais o incentivaram desde cedo a ler, e a coleção de quadrinhos da Turma da Mônica e gibis de super-heróis foi um grande incentivo para ele. Hoje, Gabriel mantém sua paixão pelos quadrinhos e sempre busca ler mais sobre personagens e esse mundo fascinante.

Além de serem uma forma de entretenimento, as histórias em quadrinhos também trazem benefícios para o desenvolvimento cognitivo das crianças. A neuropsicopedagoga, Raquel Junqueira, explica que ao ter contato com as HQs, a criança precisa olhar, ler, interpretar imagens, compreender as emoções e organizar a sequência dos fatos. Tudo isso acaba mobilizando a atenção, a memória, a linguagem e, principalmente, as funções executivas do cérebro. As imagens ajudam muito na compreensão do texto e acabam diminuindo a sobrecarga cognitiva, principalmente para quem ainda está se alfabetizando ou tem alguma dificuldade de aprendizado.

As histórias em quadrinhos também geram uma sensação de prazer ao cérebro, que ativa seus sistemas de recompensa e associa o ato de ler como algo positivo, como explica Raquel Junqueira. Com isso, a criança passa a buscar a leitura de forma mais autônoma, o que é fundamental para o desenvolvimento da habilidade de leitura e escrita. Além disso, as HQs funcionam como uma ponte para que as crianças possam avançar para textos mais longos e complexos, já que elas vão ganhando repertório e segurança ao lerem quadrinhos.

Com o avanço tecnológico, as histórias em quadrinhos também se adaptaram ao ambiente digital, transformando tanto os processos de produção quanto os hábitos de consumo. Plataformas de redes sociais, como Instagram e Facebook, se tornaram um novo espaço para a leitura de quadrinhos, porém, de forma mais fragmentada e acelerada. A quadrinista Helô D’Ângelo aponta algumas diferenças em relação ao público consumidor dos livros impressos, como a necessidade de desmembrar temas complexos em pequenos posts para captar a atenção das pessoas.

Para Helô, além de um simples material de leitura, a HQ também é uma porta de entrada para desenvolver o pensamento crítico. Através das histórias e personagens, as crianças podem refletir sobre questões sociais, culturais e até mesmo políticas, de forma lúdica e divertida. As histórias

Tags: Prime Plus
Postagem anterior

Dólar sobe para R$ 5,24 após indicação de Trump ao BC dos EUA

PRÓXIMA POSTAGEM

“V” de velocidade — e de violência

PRÓXIMA POSTAGEM
“V” de velocidade — e de violência

“V” de velocidade — e de violência

  • Privacy Policy
  • Copyright
  • Сontactos

© 2024 Notícias internacionais sobre Política portuguesa Gazeta De Portugal.

Nenhum resultado
View All Result
  • Checkout
  • Copyright
  • Home 6
  • Privacy Policy
  • Сontactos

© 2024 Notícias internacionais sobre Política portuguesa Gazeta De Portugal.