Três filmes brasileiros avançam na seleção para concorrer ao Oscar 2026
O cinema brasileiro tem se destacado cada vez mais no cenário internacional, e isso ficou evidente com o anúncio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos nesta terça-feira (15). Três produções brasileiras foram selecionadas para a próxima etapa da maior premiação do cinema: o Oscar 2026.
Entre os 15 concorrentes a uma indicação de Melhor Filme Internacional, está o longa-metragem “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho. O filme, que já havia sido aclamado pela crítica e pelo público, agora tem a chance de conquistar o reconhecimento internacional.
Outra produção brasileira que se destacou foi o documentário “Apocalipse nos Trópicos”, de Petra Costa. O filme, que retrata a crise política e social do Brasil nos últimos anos, foi selecionado entre os 15 concorrentes a Melhor Documentário de Longa-Metragem. Com uma narrativa forte e emocionante, o documentário tem tudo para conquistar o público e a Academia.
E não para por aí. O curta-metragem “Amarela”, dirigido por André Hayato Saito, também está entre os selecionados para a categoria de Curta-Metragem em Live Action. Com uma história envolvente e uma produção impecável, o filme tem grandes chances de conquistar uma indicação ao Oscar.
A lista final dos indicados será divulgada em 22 de janeiro, e a cerimônia do Oscar 2026 acontecerá no dia 15 de março. Mas, independentemente do resultado final, o fato de três produções brasileiras terem avançado nessa seleção já é motivo de orgulho para o nosso país.
O cinema brasileiro tem se destacado cada vez mais no cenário internacional, e isso é fruto do talento e dedicação dos nossos cineastas, atores e equipe técnica. A qualidade das produções brasileiras tem sido reconhecida em festivais e premiações ao redor do mundo, e agora é a vez do Oscar.
Além disso, é importante ressaltar a diversidade e a representatividade presentes nos filmes brasileiros selecionados para o Oscar 2026. Temos um longa-metragem, um documentário e um curta-metragem, abordando temas e histórias diferentes, mas todos com a mesma qualidade e potencial para conquistar o público e a Academia.
É uma grande conquista para o cinema brasileiro ter três produções avançando nessa seleção, e isso mostra que estamos no caminho certo. O Brasil tem uma rica cultura e uma indústria cinematográfica forte, e é fundamental que essas produções sejam reconhecidas e valorizadas não só no nosso país, mas também no mundo todo.
Com o avanço desses filmes na seleção do Oscar, o cinema brasileiro ganha ainda mais visibilidade e prestígio, o que pode abrir portas para novas oportunidades e parcerias no futuro. É uma vitória não só para os cineastas e equipe envolvida nas produções, mas para todo o país.
Portanto, vamos torcer e apoiar essas produções brasileiras que estão concorrendo ao Oscar 2026. Independentemente do resultado final, já podemos nos orgulhar do talento e da qualidade do cinema brasileiro, que está conquistando cada vez mais espaço e reconhecimento no cenário internacional.

