Gazeta De  Portugal
Terça-feira, Fevereiro 17, 2026
  • Notícias
  • Casa
  • Cultura
  • Lifestyle
  • País
  • Tech
Nenhum resultado
View All Result
Gazeta De  Portugal
Nenhum resultado
View All Result

Início » “Dia amanheceu triste”: artistas brasileiros homenageiam Jimmy Cliff

“Dia amanheceu triste”: artistas brasileiros homenageiam Jimmy Cliff

in Lifestyle
Tempo de leitura: 2 mins read
“Dia amanheceu triste”: artistas brasileiros homenageiam Jimmy Cliff

O mundo da música perdeu um de seus grandes ícones nesta segunda-feira (24). O cantor e compositor jamaicano Jimmy Cliff, aos 81 anos, faleceu deixando uma obra que atravessou fronteiras, inspirou gerações e encontrou no Brasil, especialmente no Maranhão, um verdadeiro lar. Com sua voz marcante e mensagem de amor, Cliff conquistou milhares de fãs ao redor do mundo e deixou um legado que certamente será eterno.

Considerado um dos pilares do reggae, Jimmy Cliff deixou sua marca na história da música não apenas pela sua voz única, mas também pela sua atuação como ator e ativista. Sua obra foi responsável por levar o reggae para o mundo, antes mesmo do sucesso de Bob Marley, e influenciou diretamente artistas de diferentes gerações e culturas.

No Brasil, a notícia da morte de Cliff repercutiu fortemente entre artistas de diferentes estilos musicais, que destacaram a importância do jamaicano para a música mundial e para a formação da identidade afrodiaspórica no país. Um dos principais nomes da música brasileira, Gilberto Gil, não deixou de prestar sua homenagem ao amigo e mentor.

“Jimmy Cliff influenciou e seguirá influenciando minha música. Obrigado por tanto”, declarou Gil em suas redes sociais. O cantor e compositor também ressaltou que Cliff foi responsável por instaurar uma revolução musical ao lado de Peter Tosh e Bob Marley, representando o sentimento de todos os pretos emigrados nas Américas.

Outro músico brasileiro que se emocionou com a partida de Jimmy Cliff foi Chico César, que destacou a importância histórica e política do jamaicano. “Hoje nós perdemos um mestre da música afrodiaspórica. Jimmy Cliff, junto com Peter Tosh e Bob Marley, instaurou uma revolução que atravessou fronteiras e conquistou o mundo inteiro”, afirmou o cantor.

Chico César também relembrou a convivência com Cliff em festivais internacionais e destacou sua personalidade doce e educada. O músico ainda enfatizou que o jamaicano tinha uma grande admiração pelo Brasil e deixou uma mensagem emocionante: “Jimmy, eterno para sempre. Irmão, vai com Deus.”

No Maranhão, estado onde o reggae é parte constitutiva da cultura local, a morte de Jimmy Cliff ganhou uma dimensão especial. Para Ademar Danilo, jornalista e DJ que é diretor do Museu do Reggae, a perda toca diretamente a identidade musical do estado.

“O dia amanheceu triste”, resumiu Ademar, antes de explicar a importância do artista para a história do reggae no Brasil. Segundo o diretor, Cliff é um dos artistas pioneiros a serem amados pelo povo maranhense, muito antes do sucesso de Bob Marley.

Ademar Danilo lembrou que o álbum “Follow My Mind” (1975) teve um impacto gigantesco no Maranhão, sendo responsável por propagar a ideia de São Luís como a “Jamaica brasileira”. Ainda hoje, após 50 anos, as músicas desse disco continuam sendo sucesso na cidade.

Além de influenciar musicalmente o estado, Jimmy Cliff também ajudou a construir a identidade regueira da capital maranhense. O diretor do Museu do Reggae relembrou os encontros com o artista em clubes de reggae na periferia e destacou sua presença marcante e acolhedora.

Em uma ocasião especial, Ademar Danilo teve a oportunidade de se encontrar com Cliff em uma reunião no Institute of Jamaica, onde representou oficialmente o Museu do Reggae recém-criado. “Foi um momento

Tags: Prime Plus
Postagem anterior

Atletas olímpicos satisfeitos com aumento de verbas

PRÓXIMA POSTAGEM

“Nossa expectativa é que nos escutem”, diz Aniele sobre marcha

PRÓXIMA POSTAGEM
“Nossa expectativa é que nos escutem”, diz Aniele sobre marcha

"Nossa expectativa é que nos escutem", diz Aniele sobre marcha

  • Privacy Policy
  • Copyright
  • Сontactos

© 2024 Notícias internacionais sobre Política portuguesa Gazeta De Portugal.

Nenhum resultado
View All Result
  • Checkout
  • Copyright
  • Home 6
  • Privacy Policy
  • Сontactos

© 2024 Notícias internacionais sobre Política portuguesa Gazeta De Portugal.