Gazeta De  Portugal
Quarta-feira, Fevereiro 18, 2026
  • Notícias
  • Casa
  • Cultura
  • Lifestyle
  • País
  • Tech
Nenhum resultado
View All Result
Gazeta De  Portugal
Nenhum resultado
View All Result

Início » 19 de novembro é celebrado o Dia do Cordelista

19 de novembro é celebrado o Dia do Cordelista

in Cultura
Tempo de leitura: 2 mins read
19 de novembro é celebrado o Dia do Cordelista

O Dia do Cordelista é celebrado em 19 de novembro em homenagem ao nascimento de Leandro Gomes de Barros, considerado o pai do Cordel. Este paraibano da cidade de Pombal foi responsável por trazer à luz uma das formas mais populares de literatura do Brasil, que encanta e emociona leitores de todas as idades.

O Cordel é uma forma de poesia popular que se caracteriza por versos rimados e narrativas que seguem regras de métrica e enredo. É uma arte que nasceu no Nordeste do país e se espalhou por todo o território nacional, conquistando cada vez mais admiradores e se tornando um importante patrimônio cultural imaterial do Brasil.

Leandro Gomes de Barros foi o pioneiro na impressão e publicação de folhetos de Cordel, no ano de 1895. Ele resgatou a tradição de contar histórias em versos, que eram transmitidas oralmente, e as transformou em obras literárias que conquistaram o povo brasileiro. Sua habilidade em reproduzir o cotidiano e o imaginário da sociedade em que vivia, aliada à magia das rimas, fez com que seus poemas se tornassem um sucesso em todo o país.

Os folhetos de Cordel eram pendurados em varais e expostos à população, daí o nome “cordel”. Eles eram impressos em tipografias simples, com desenhos em preto e branco nas capas, e enviados para diferentes regiões do país através do sistema ferroviário. Esse sistema de produção e distribuição possibilitou que o Cordel se tornasse um campo literário consolidado, com uma grande variedade de autores e obras.

A literatura de Cordel é uma forma de arte que se mantém viva até os dias de hoje, encantando e emocionando leitores de todas as idades. As obras de Leandro Gomes de Barros serviram de inspiração para outras peças literárias de renome, como o Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, e influenciaram na estética do audiovisual brasileiro.

Em 2018, o Cordel foi oficialmente reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Brasil pelo Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Esse importante reconhecimento mostra a relevância e a importância dessa forma de arte para a cultura brasileira.

O Cordel é uma forma de literatura que está presente no dia a dia do povo brasileiro, seja nas feiras, nas praças, nas escolas ou nas mãos de leitores apaixonados. É uma arte que emociona, diverte, ensina e encanta, através de histórias que retratam a vida e os costumes do povo brasileiro.

Portanto, no Dia do Cordelista, celebramos não apenas o nascimento de Leandro Gomes de Barros, mas também a riqueza e a diversidade cultural do nosso país. É uma data para homenagear e valorizar os artistas que mantêm viva essa importante forma de literatura, que é um verdadeiro tesouro do nosso patrimônio cultural imaterial. Viva o Cordel, viva os cordelistas!

Tags: Prime Plus
Postagem anterior

Mais de 200 crianças raptadas em ataque a escola católica na Nigéria

PRÓXIMA POSTAGEM

Criações digitais de artistas negros são exibidas em telões no Rio

PRÓXIMA POSTAGEM
São Luís recebe 1ª edição do Festival Ilha do Reggae no fim de semana

São Luís recebe 1ª edição do Festival Ilha do Reggae no fim de semana

  • Privacy Policy
  • Copyright
  • Сontactos

© 2024 Notícias internacionais sobre Política portuguesa Gazeta De Portugal.

Nenhum resultado
View All Result
  • Checkout
  • Copyright
  • Home 6
  • Privacy Policy
  • Сontactos

© 2024 Notícias internacionais sobre Política portuguesa Gazeta De Portugal.