A Cinemateca de Curitiba é um dos espaços culturais mais importantes da cidade, e neste mês de novembro, ela traz uma programação imperdível para os amantes do cinema. Com entrada gratuita, serão exibidas quatro mostras que prometem encantar e emocionar o público.
Uma das grandes atrações é a homenagem ao renomado ator e diretor Robert Redford, que faleceu em setembro deste ano, aos 89 anos. A mostra começa nesta quinta-feira e vai até domingo, com a exibição do clássico “Todos os homens do presidente”, que conta a história verídica da investigação do caso Watergate pelo jornal Washington Post. Além disso, serão exibidos outros filmes marcantes da carreira de Redford, como “Butch Cassidy” e “Golpe de Mestre”.
Entre os dias 13 e 16 de novembro, é a vez da mostra de cinema do Japão, que traz três longas contemporâneos e a exibição do aclamado “Era uma vez em Tóquio”, do renomado diretor Yasujiro Ozu. Lançado em 1953, o filme é um dos mais importantes da história do cinema japonês e aborda temas como a família e as relações humanas de forma sensível e poética.
Já do dia 19 a 23 de novembro, a Cinemateca presta uma homenagem ao mês da Consciência Negra com a mostra de cinema do diretor Spike Lee. Reconhecido por suas obras que abordam questões raciais e sociais, Lee é um dos cineastas mais importantes da atualidade. Serão exibidos cinco filmes, entre eles “Faça a Coisa Certa” e “Malcolm X”, que retratam a luta e a resistência da comunidade negra nos Estados Unidos.
E para encerrar o mês com chave de ouro, a Cinemateca traz uma mostra especial de filmes da Tchecoslováquia da década de 60. Antes de ser dividido em República Tcheca e Eslováquia no início dos anos 90, o país era um importante centro de produção cinematográfica. Os filmes selecionados trazem o olhar da vanguarda do antigo país europeu e são anteriores à Primavera de Praga. Destaque para o longa “Trens Estreitamente Vigiados”, de Jiří Menzel, vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro em 1968.
A Cinemateca de Curitiba completou 50 anos em 2025 e é uma das mais antigas do país. Com uma programação diversificada e de qualidade, ela tem se consolidado como um espaço de referência para os amantes do cinema. Além das mostras especiais, a Cinemateca também oferece sessões regulares de filmes nacionais e internacionais, documentários e clássicos do cinema.
Para conferir a programação completa e horários das sessões, basta acessar o site da Fundação Cultural de Curitiba, responsável pela gestão da Cinemateca. Não perca a oportunidade de prestigiar esse espaço cultural tão importante para a cidade e desfrutar de grandes obras cinematográficas de forma gratuita.
A Cinemateca de Curitiba é um lugar que deve ser valorizado e apoiado, pois é um espaço que promove a cultura e a arte, além de proporcionar momentos de lazer e reflexão para o público. Não deixe de conferir as mostras deste mês e aproveite para conhecer um pouco mais sobre a história do cinema e suas diferentes formas de expressão. Viva a sétima arte!

