Gazeta De  Portugal
Terça-feira, Fevereiro 17, 2026
  • Notícias
  • Casa
  • Cultura
  • Lifestyle
  • País
  • Tech
Nenhum resultado
View All Result
Gazeta De  Portugal
Nenhum resultado
View All Result

Início » EBC celebra 18 anos debatendo os rumos da comunicação pública

EBC celebra 18 anos debatendo os rumos da comunicação pública

in Lifestyle
Tempo de leitura: 3 mins read
EBC celebra 18 anos debatendo os rumos da comunicação pública

Fundada em 28 de setembro de 2007, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) completa 18 anos de existência, um marco importante para a comunicação pública no país. Com o objetivo de promover a cidadania e o acesso à informação para toda a população brasileira, a EBC tem se consolidado como uma peça fundamental para a democracia e a soberania nacional.

Em comemoração a essa data simbólica, a EBC promoveu um debate na Universidade de Brasília (UnB) na última terça-feira (28). O evento contou com a presença de importantes nomes da comunicação no Brasil, como ex-presidentes da empresa, jornalistas e representantes da sociedade civil, e teve como tema central os desafios e o futuro da comunicação pública.

Na abertura do evento, o presidente da EBC, Andre Basbaum, propôs a realização de um Fórum Nacional de Comunicação Pública no próximo ano, retomando os debates do Fórum Nacional de TVs Públicas iniciados em 2006. Para ele, esse seria o momento ideal para discutir a importância da comunicação pública na formação da nação, na defesa da soberania e da democracia.

A ideia do Fórum Nacional de Comunicação Pública foi amplamente apoiada pelo secretário-executivo da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR), Tiago Cesar dos Santos. Ele ressaltou a importância da comunicação pública como pilar de sustentação do regime democrático e se colocou à disposição para colaborar com a EBC nessa caminhada.

Durante o evento, foram abordados temas como a reconstrução e o avanço da comunicação pública no Brasil. A primeira presidenta da EBC, Tereza Cruvinel, relembrou o processo de criação da empresa e reforçou sua importância para a democracia, afirmando que ainda há muito a ser feito e que é necessário fortalecer o sistema público para vacinar os cidadãos contra a manipulação e a desinformação.

Eugênio Bucci, ex-presidente da Radiobrás e professor da Universidade de São Paulo (USP), destacou a importância de observar experiências internacionais para identificar soluções aplicáveis ao contexto brasileiro. Helena Chagas, ex-ministra da Secom/PR e ex-diretora de Jornalismo da EBC, enfatizou a necessidade de distinguir a comunicação pública das comunicações governamentais e privadas, destacando que a comunicação pública é feita para o cidadão e para a reflexão da sociedade.

Na segunda parte do debate, ex-presidentes da EBC como Hélio Doyle e Ricardo Melo destacaram a relevância da trajetória da empresa, apesar dos desafios enfrentados ao longo dos anos. Melo ressaltou a importância de avançar na busca pela autonomia financeira da empresa para garantir sua sustentabilidade.

Representando a sociedade civil, o presidente do Comitê Editorial e de Programação (Comep/EBC), Pedro Rafael Vilela, reforçou o papel central da sociedade na definição do futuro da comunicação pública. Kariane Costa, também ex-presidenta da EBC e funcionária concursada, mostrou otimismo com o trabalho realizado pela empresa e acredita que ela está no caminho certo para alcançar suas metas.

O debate na UnB foi uma excelente oportunidade para refletir sobre os avanços e os desafios da comunicação pública no Brasil. Nesses 18 anos, a EBC tem sido um importante instrumento de promoção da cidadania e do acesso à informação para todos os brasileiros. É preciso reconhecer o importante papel da empresa na defesa da democracia e da soberania nacional e continuar lutando por sua autonomia e sustentabilidade.

A comunicação pública é fundamental para a formação de uma sociedade

Tags: Prime Plus
Postagem anterior

Governo justifica tempos de espera para consulta com aumento de pedidos

PRÓXIMA POSTAGEM

Vance garante salários para militares, trabalhadores das Lajes em espera

PRÓXIMA POSTAGEM
Vance garante salários para militares, trabalhadores das Lajes em espera

Vance garante salários para militares, trabalhadores das Lajes em espera

  • Privacy Policy
  • Copyright
  • Сontactos

© 2024 Notícias internacionais sobre Política portuguesa Gazeta De Portugal.

Nenhum resultado
View All Result
  • Checkout
  • Copyright
  • Home 6
  • Privacy Policy
  • Сontactos

© 2024 Notícias internacionais sobre Política portuguesa Gazeta De Portugal.