Gazeta De  Portugal
Terça-feira, Fevereiro 17, 2026
  • Notícias
  • Casa
  • Cultura
  • Lifestyle
  • País
  • Tech
Nenhum resultado
View All Result
Gazeta De  Portugal
Nenhum resultado
View All Result

Início » STJ mantém exclusão de ex-ministros em processo do mensalão 

STJ mantém exclusão de ex-ministros em processo do mensalão 

in Lifestyle
Tempo de leitura: 2 mins read
STJ mantém exclusão de ex-ministros em processo do mensalão 

No dia 15 deste mês, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) tomou uma decisão que confirmou a exclusão dos ex-ministros Anderson Adauto e José Dirceu, bem como dos ex-dirigentes do PT José Genoíno e Delúbio Soares, de uma das ações de improbidade administrativa que surgiram das investigações do mensalão. Essa decisão foi divulgada na última segunda-feira (20).

De acordo com a decisão dos ministros da Primeira Seção do STJ, o Ministério Público cometeu um “erro grosseiro” ao protocolar um recurso contra a decisão de primeira instância que havia arquivado o processo de improbidade movido contra os acusados.

Essa notícia está diretamente relacionada ao encerramento dos processos da Operação Lava Jato contra o ex-ministro José Dirceu, que também foi confirmado pelo STJ. O tribunal entendeu que o recurso apresentado pelo MP não era adequado e, portanto, beneficiou 15 réus que deixaram de responder às acusações por já estarem envolvidos em outras ações semelhantes. O TRF1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região) também havia tomado a mesma decisão anteriormente.

Segundo o acórdão do julgamento do STJ, a decisão que excluiu os quatro acusados do processo deve ser mantida e aplicada a todos os 15 citados que já foram beneficiados por decisões anteriores. É importante ressaltar que o tribunal analisou apenas questões processuais e não avaliou as acusações contra os citados.

O relator do processo, ministro Sergio Kukina, teve seu voto prevalecido durante o julgamento. Ele destacou que as questões subjacentes envolvendo as condutas ímprobas atribuídas aos réus não são, por enquanto, objeto de análise por parte da Corte Superior. Portanto, seria prematuro deliberar sobre eventuais impactos trazidos pela ordem legislativa.

Essa decisão do STJ é de grande relevância, pois demonstra que o tribunal está atento aos princípios fundamentais do direito, como a segurança jurídica e o devido processo legal. Além disso, também reforça a importância do respeito ao devido processo penal e à presunção de inocência, garantidos pela Constituição Federal.

É importante ressaltar que a decisão do tribunal não absolve os réus das acusações, apenas exclui-os de um dos processos, visto que já estavam envolvidos em ações semelhantes. Portanto, eventuais julgamentos sobre as acusações ainda podem ocorrer em outros processos.

Independentemente do desfecho desses casos, é fundamental que o sistema jurídico brasileiro continue atuando de forma firme e transparente em relação aos processos de corrupção. Somente com a atuação efetiva e ética de todos os poderes constituídos, é possível garantir a punição dos culpados e a defesa dos direitos dos cidadãos.

O Brasil está passando por um momento de transformação e é preciso que as instituições trabalhem juntas para promover a justiça e o respeito às leis. A decisão do STJ é um passo importante nesse sentido, pois demonstra que a Justiça está sendo feita de forma imparcial e seguindo os trâmites legais.

Que esse exemplo do STJ possa inspirar outras instâncias e órgãos do poder judiciário a seguirem o mesmo caminho, trabalhando sempre com ética, transparência e imparcialidade. Somente assim, poderemos construir um país mais justo e alinhado com os valores democráticos.

Em um momento de crise política e de desconfiança nas instituições, é fundamental que o Brasil possa contar com um Poder Judici

Tags: Prime Plus
Postagem anterior

PF quer investigar entrada de ex-assessor de Bolsonaro nos EUA

PRÓXIMA POSTAGEM

Neste Dia dos Professores, celebra-se os 110 anos de Antonio Houaiss

PRÓXIMA POSTAGEM
Neste Dia dos Professores, celebra-se os 110 anos de Antonio Houaiss

Neste Dia dos Professores, celebra-se os 110 anos de Antonio Houaiss

  • Privacy Policy
  • Copyright
  • Сontactos

© 2024 Notícias internacionais sobre Política portuguesa Gazeta De Portugal.

Nenhum resultado
View All Result
  • Checkout
  • Copyright
  • Home 6
  • Privacy Policy
  • Сontactos

© 2024 Notícias internacionais sobre Política portuguesa Gazeta De Portugal.