A busca por ajuda em consultórios psicológicos vem crescendo consideravelmente nos últimos anos. Cada vez mais pessoas têm buscado auxílio profissional para lidar com questões emocionais e psicológicas, e essa alta demanda foi confirmada por nomes respeitados da psicologia em entrevista exclusiva à revista VEJA.
De acordo com a psicóloga e mestre em Psicologia Clínica, Maria Clara Fonseca, o aumento na procura por ajuda é uma tendência mundial e reflete a importância que a saúde mental vem ganhando na sociedade atual. “As pessoas estão percebendo que não é vergonhoso ou sinal de fraqueza buscar ajuda psicológica. Pelo contrário, é um sinal de coragem e cuidado consigo mesmo”, afirma.
Ainda segundo Maria Clara, a pandemia de Covid-19 teve um papel importante nesse aumento da demanda por ajuda em consultórios. O isolamento social, o medo e a incerteza em relação ao futuro foram alguns dos fatores que contribuíram para o agravamento de problemas psicológicos pré-existentes e até mesmo o surgimento de novos transtornos. “Muitas pessoas se viram obrigadas a lidar com suas emoções e conflitos sem o apoio do convívio social e da rotina diária, o que tornou a busca por ajuda ainda mais necessária”, explica a psicóloga.
Além disso, a mudança de mentalidade em relação à terapia também tem contribuído para essa alta na demanda. Antes vista como um recurso apenas para quem possui transtornos mentais graves, a terapia hoje é encarada como uma forma de cuidado com a saúde mental em geral. “Assim como cuidamos do nosso corpo através de exercícios físicos e alimentação saudável, é importante cuidarmos da nossa mente através da terapia. Isso ajuda a prevenir problemas futuros e a lidar de forma mais equilibrada com as adversidades da vida”, afirma a psicóloga Maria Clara.
A psicóloga e doutora em Psicologia Clínica, Ana Paula Castro, também confirma a alta na demanda por ajuda em consultórios e destaca a importância do trabalho dos profissionais da área. “O papel do psicólogo é ajudar as pessoas a se conhecerem melhor, a lidarem com seus conflitos e a encontrarem formas mais saudáveis de viverem suas vidas. E é muito gratificante ver cada vez mais pessoas buscando essa ajuda e se permitindo um processo de autoconhecimento e crescimento”, ressalta Ana Paula.
Além dos benefícios individuais, o aumento na procura por ajuda em consultórios também tem impactado a sociedade como um todo. Com mais pessoas buscando lidar com suas questões emocionais, é possível observar uma melhora na qualidade dos relacionamentos e uma maior produtividade no trabalho. “Uma pessoa que está bem emocionalmente, tende a ser mais feliz e consequentemente, a espalhar essa positividade em seu convívio social. E isso é extremamente importante para o bem-estar da sociedade como um todo”, afirma a doutora Ana Paula Castro.
Diante desse cenário, é importante reforçar a importância e a eficácia da terapia como recurso para cuidar da saúde mental. Seja para lidar com problemas emocionais específicos ou para um processo de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, a terapia pode trazer inúmeros benefícios para a vida de quem busca ajuda. Por isso, é fundamental quebrar o tabu e incentivar cada vez mais pessoas a cuidarem da sua saúde mental através da terapia. Afinal, esse é um investimento que traz resultados positivos para toda a vida.

