Gazeta De  Portugal
Quinta-feira, Fevereiro 19, 2026
  • Notícias
  • Casa
  • Cultura
  • Lifestyle
  • País
  • Tech
Nenhum resultado
View All Result
Gazeta De  Portugal
Nenhum resultado
View All Result

Início » ‘O Rim não Dói’. Campanha nas praias para alerta de doença crónica

‘O Rim não Dói’. Campanha nas praias para alerta de doença crónica

in Casa
Tempo de leitura: 3 mins read
‘O Rim não Dói’. Campanha nas praias para alerta de doença crónica

Uma campanha de sensibilização sobre a doença renal crónica está prestes a começar e promete alertar a população sobre esta condição que afeta cerca de 10% da população. A iniciativa, que percorrerá várias praias entre os dias 9 e 16 de agosto, tem como objetivo principal promover a prevenção, principalmente junto aos grupos de risco.

A doença renal crónica é uma condição que afeta os rins e pode ser causada por diversos fatores, como diabetes, hipertensão, obesidade, histórico familiar, entre outros. Quando não é tratada de forma adequada, pode levar à falência dos rins e necessidade de diálise ou transplante.

De acordo com dados da Sociedade Portuguesa de Nefrologia, estima-se que cerca de 10% da população tenha algum grau de doença renal crónica, sendo que a maioria das pessoas não sabe que tem a doença até que ela esteja em um estágio mais avançado. Por isso, é fundamental a realização de campanhas de sensibilização como esta, que visam informar e educar a população sobre a importância da prevenção.

A campanha, promovida pela Associação Nacional de Centros de Diálise (ANADIAL) em parceria com a Sociedade Portuguesa de Nefrologia, percorrerá diversas praias do país, com ações de conscientização e distribuição de materiais informativos. O foco será nos grupos de risco, como indivíduos com histórico familiar de doença renal, diabéticos, hipertensos e obesos.

Durante a campanha, serão realizadas palestras e workshops sobre a doença renal crónica, seus fatores de risco, sintomas e formas de prevenção. Também haverá a presença de profissionais da saúde para esclarecimento de dúvidas e realização de testes para verificar a função renal.

É importante ressaltar que a prevenção é a melhor forma de combater a doença renal crónica. Pequenas mudanças no estilo de vida, como adotar uma alimentação mais saudável, praticar atividades físicas regularmente e controlar a pressão arterial e o nível de açúcar no sangue, podem ajudar a prevenir a doença. Além disso, é fundamental a realização de exames periódicos, principalmente para as pessoas que fazem parte dos grupos de risco.

A campanha de sensibilização é uma oportunidade para conscientizar a população sobre a importância de cuidar da saúde dos rins e prevenir a doença renal crónica. Com a informação correta e o conhecimento sobre os fatores de risco, é possível evitar ou retardar o desenvolvimento da doença, melhorando a qualidade de vida dos pacientes.

É de extrema importância que a população participe e se engaje nesta campanha. Afinal, a prevenção é sempre o melhor caminho para evitar doenças e garantir uma vida saudável. Portanto, se você faz parte de algum grupo de risco, não deixe de participar das atividades e se informar sobre a doença renal crónica.

A iniciativa da ANADIAL e da Sociedade Portuguesa de Nefrologia é louvável e deve ser valorizada por todos. Afinal, esta campanha pode salvar vidas e contribuir para a conscientização e prevenção de uma doença que afeta tantas pessoas em nosso país.

Em suma, a campanha de sensibilização sobre a doença renal crónica é uma iniciativa que merece todo o apoio e reconhecimento da população. Seja um agente de mudança e participe desta ação que busca informar e educar sobre a importância da prevenção. Cuide da sua saúde e dos seus rins, eles são fundamentais para uma vida plena e saudável.

Tags: Prime Plus
Postagem anterior

Estado tem 10 aeronaves para combater fogos ‘paradas’ por falta de kits

PRÓXIMA POSTAGEM

WWF: Desinformação climática aumenta em incerteza e “é obstáculo à ação”

PRÓXIMA POSTAGEM
WWF: Desinformação climática aumenta em incerteza e “é obstáculo à ação”

WWF: Desinformação climática aumenta em incerteza e "é obstáculo à ação"

  • Privacy Policy
  • Copyright
  • Сontactos

© 2024 Notícias internacionais sobre Política portuguesa Gazeta De Portugal.

Nenhum resultado
View All Result
  • Checkout
  • Copyright
  • Home 6
  • Privacy Policy
  • Сontactos

© 2024 Notícias internacionais sobre Política portuguesa Gazeta De Portugal.