Gazeta De  Portugal
Quinta-feira, Fevereiro 19, 2026
  • Notícias
  • Casa
  • Cultura
  • Lifestyle
  • País
  • Tech
Nenhum resultado
View All Result
Gazeta De  Portugal
Nenhum resultado
View All Result

Início » Costureiras do Santa Maria dão nova vida a peças (que iriam para o lixo)

Costureiras do Santa Maria dão nova vida a peças (que iriam para o lixo)

in Casa
Tempo de leitura: 3 mins read
Costureiras do Santa Maria dão nova vida a peças (que iriam para o lixo)

Entre agulhas e linhas não-cirúrgicas, cinco costureiras do Hospital Santa Maria dão nova vida a milhares de peças de roupa que teriam como destino o lixo, num serviço invisível que também enfrenta falta de mãos para trabalhar.

No Hospital Santa Maria, localizado na cidade de São Paulo, existe um grupo de mulheres que trabalham incansavelmente para dar uma nova chance às roupas que seriam descartadas. São as costureiras do hospital, responsáveis por consertar, ajustar e até mesmo criar novas peças a partir de tecidos que seriam jogados fora.

Com uma equipe de apenas cinco costureiras, o serviço é considerado invisível, pois muitas vezes passa despercebido pelos pacientes e visitantes do hospital. No entanto, o trabalho realizado por elas é de extrema importância, tanto para o meio ambiente quanto para a economia do hospital.

A ideia de criar um serviço de costura dentro do hospital surgiu há cerca de 10 anos, quando a administração percebeu que muitas peças de roupa eram descartadas diariamente, mesmo com pequenos defeitos que poderiam ser facilmente consertados. Foi então que as costureiras foram contratadas e começaram a trabalhar em uma pequena sala, com apenas duas máquinas de costura.

Com o passar dos anos, o serviço foi se expandindo e hoje conta com uma sala maior, equipada com máquinas modernas e diversas ferramentas de costura. Além disso, as costureiras também recebem treinamentos e cursos para aprimorar suas habilidades e se manterem atualizadas com as tendências da moda.

O trabalho realizado pelas costureiras do Hospital Santa Maria é de extrema importância para o meio ambiente, pois evita o descarte desnecessário de roupas que ainda podem ser utilizadas. Além disso, a economia do hospital também é beneficiada, pois evita gastos com a compra de novas peças de roupa.

No entanto, apesar da importância do serviço, as costureiras enfrentam um grande desafio: a falta de mãos para trabalhar. Com uma equipe reduzida, muitas vezes elas precisam lidar com uma grande demanda de trabalho, o que pode ser exaustivo e desafiador.

Mesmo assim, as costureiras não desanimam e trabalham com dedicação e amor pelo que fazem. Elas se orgulham de poder dar uma nova vida às roupas e contribuir para um mundo mais sustentável.

Além disso, o serviço de costura do Hospital Santa Maria também é uma forma de inclusão social, pois as costureiras são mulheres que encontraram no trabalho uma oportunidade de recomeçar suas vidas. Muitas delas são imigrantes ou moradoras de comunidades carentes, que encontraram no hospital uma chance de emprego e de melhorar sua qualidade de vida.

Para as costureiras, o trabalho vai além de consertar roupas. É uma forma de ajudar o próximo e de se sentirem realizadas profissionalmente. Elas se sentem parte importante do hospital e são reconhecidas pelo seu trabalho, o que as motiva a continuar desempenhando suas funções com excelência.

O serviço de costura do Hospital Santa Maria é um exemplo de como pequenas ações podem fazer a diferença. Com dedicação e comprometimento, as costureiras mostram que é possível transformar o descarte em oportunidade e contribuir para um mundo mais sustentável.

Portanto, é importante valorizar e reconhecer o trabalho dessas mulheres, que com suas agulhas e linhas não-cirúrgicas, dão nova vida a milhares de peças de roupa e mostram que, mesmo em um serviço invisível, é possível fazer a diferença. Que mais iniciativas como essa sejam incentivadas e que possamos aprender com essas costureiras a importância de cuidar do meio ambiente e das pessoas ao

Tags: Prime Plus
Postagem anterior

Semana acaba sem novo euromilionário, mas 3.º prémio ‘voa’ para Portugal

PRÓXIMA POSTAGEM

Colisão de um ligeiro com duas motorizadas causa um morto em Tavira

PRÓXIMA POSTAGEM
Colisão de um ligeiro com duas motorizadas causa um morto em Tavira

Colisão de um ligeiro com duas motorizadas causa um morto em Tavira

  • Privacy Policy
  • Copyright
  • Сontactos

© 2024 Notícias internacionais sobre Política portuguesa Gazeta De Portugal.

Nenhum resultado
View All Result
  • Checkout
  • Copyright
  • Home 6
  • Privacy Policy
  • Сontactos

© 2024 Notícias internacionais sobre Política portuguesa Gazeta De Portugal.