Pesquisa da Locomotiva mostra que 8 em cada 10 brasileiros estão planejando comprar presente para a data neste ano.
Com a chegada de uma das datas mais esperadas do ano, é natural que muitas pessoas já estejam pensando em como presentear aqueles que são importantes em suas vidas. E isso não é diferente no Brasil, um país conhecido mundialmente pela sua cultura festiva e por valorizar as relações familiares e de amizade.
De acordo com uma pesquisa recente realizada pela empresa Locomotiva, 8 em cada 10 brasileiros pretendem presentear alguém neste final de ano. Em tempos de crise econômica, esse número é animador e mostra que, mesmo diante das dificuldades, os brasileiros não abrem mão de demonstrar o carinho e amor através de presentes.
A pesquisa também revela que, dentre os entrevistados, 49% afirmaram que irão presentear apenas uma pessoa, 36% irão presentear duas e 15% irão presentear três ou mais pessoas. Isso mostra que, apesar de ser uma tradição, as pessoas estão procurando se adequar ao momento econômico vivido pelo país.
Ao serem questionados sobre o valor que pretendem gastar com os presentes de Natal, a maioria dos entrevistados respondeu que pretende gastar até R$ 200, demonstrando que é possível demonstrar afeto e consideração sem precisar gastar muito. Outro ponto interessante é que 37% das pessoas afirmaram que irão comprar presentes pela internet, mostrando que as compras online estão se popularizando cada vez mais no Brasil.
Um dado importante revelado pela pesquisa é que 62% dos entrevistados irão optar por presentes mais personalizados, mostrando que as pessoas estão buscando presentes que sejam únicos e que expressem a individualidade de quem está sendo presenteado.
Essa tendência de presentes personalizados vai de encontro com o atual momento em que vivemos, onde as relações estão cada vez mais valorizadas e as pessoas buscam formas de demonstrar que se importam com aqueles que estão ao seu redor. Nesse sentido, presentear com algo personalizado mostra que houve um cuidado e uma preocupação em escolher algo que seja a cara da pessoa presenteada.
E diante de tanta diversidade de presentes e opções, a pesquisa da Locomotiva revelou que a maioria dos entrevistados (42%) irá presentear com roupas e calçados, seguidos por perfumes e cosméticos (33%) e eletrônicos (18%).
Outro dado interessante da pesquisa é que 54% dos entrevistados irão comprar presentes parcelados e 44% irão pagar à vista. Isso mostra que, mesmo com a opção de parcelamento, as pessoas estão buscando se planejar financeiramente para não comprometer seu orçamento.
É importante ressaltar que, além de impulsionar o comércio, as compras de Natal também geram empregos temporários, o que é benéfico para a economia do país. Segundo a pesquisa da Locomotiva, 21% dos entrevistados afirmaram que pretendem comprar presentes em lojas de departamentos, seguidos por 19% que irão comprar em shoppings e 16% em comércios de rua.
Diante de todos esses dados, fica claro que a tradição de presente de Natal ainda está muito presente na cultura brasileira. Além disso, a data se mostra como uma oportunidade de demonstrar afeto e amor àqueles que são importantes em nossas vidas. Mesmo com a crise econômica, os brasileiros não deixam de valorizar as relações e encontram formas de presentear sem comprometer seu orçamento.
Portanto, se você ainda não começou a pensar nos presentes de Natal, essa é a hora! Com certeza, você não quer ser um dos 20% que pretendem deixar para comprar os presentes na última hora,

