O Festival de Cinema Fantasporto, um dos mais antigos festivais de cinema do país, estava prestes a iniciar sua 45ª edição hoje, dia 25 de fevereiro. Porém, devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, o evento foi adiado e agora acontecerá até o dia 09 de março, com a restante programação mantida. Apesar desse imprevisto, a organização do festival está determinada a oferecer ao público uma experiência única e inesquecível.
Com uma trajetória de sucesso de mais de quatro décadas, o Fantasporto se consolidou como um dos principais eventos do gênero no mundo. A cada ano, a cidade do Porto recebe cineastas, produtores, críticos e amantes da sétima arte para celebrar o cinema fantástico, de terror e ficção científica. E, mesmo em tempos desafiadores, o festival não poderia deixar de acontecer, mesmo que em um formato diferente.
A programação deste ano promete surpreender e encantar o público. Além da exibição de mais de 200 filmes, entre longas e curtas-metragens, o Fantasporto também contará com debates, workshops e masterclasses, tudo de forma online. Isso mesmo, o festival será totalmente virtual, permitindo que pessoas de todo o mundo possam participar e desfrutar dessa experiência única.
Uma das grandes vantagens dessa edição virtual é a democratização do acesso aos filmes. Diferente das edições anteriores, em que as exibições aconteciam apenas em salas de cinema, desta vez o público poderá assistir aos filmes no conforto de suas casas, através da plataforma online do festival. Isso possibilita que mais pessoas tenham acesso a produções de qualidade e diversidade, vindas de diferentes países.
E a seleção de filmes deste ano está incrível. Entre os destaques, temos “Lapsis”, do diretor Noah Hutton, que aborda temas como inteligência artificial e desigualdade social; “Climate of the Hunter”, de Mickey Reece, que mistura terror e comédia de forma genial; e “Pólvora e Gloria”, do cineasta espanhol Victor Matellano, que traz uma reflexão sobre a vida e a morte através de um road movie surreal.
Além disso, o Fantasporto também vai homenagear grandes nomes do cinema, como o ator e diretor italiano, Lamberto Bava, conhecido por seu trabalho no gênero do terror; e a atriz brasileira Zezé Motta, que será laureada com o Prêmio Carreira pelo conjunto de sua obra. A cerimônia de abertura, que acontecerá no dia 26 de fevereiro, contará com a presença virtual de ambos os homenageados, que terão a oportunidade de interagir com o público através de uma live.
É importante ressaltar que todas as medidas de segurança estão sendo tomadas para garantir a saúde e o bem-estar de todos os envolvidos no festival. Desde o início da pandemia, a equipe do Fantasporto tem trabalhado duro para encontrar soluções viáveis e manter a tradição do evento, que é esperado ansiosamente por cinéfilos de todo o mundo.
Portanto, prepare a pipoca, se acomode no sofá e embarque nessa viagem fascinante pelo mundo do cinema fantástico. O Fantasporto está mais vivo do que nunca e espera por você até o dia 09 de março. Não perca essa oportunidade de vivenciar uma experiência única e enriquecedora. Viva o cinema, viva o Fantasporto!

