No último sábado, dia 22 de fevereiro, teve início o 59º Festival da Canção, o evento que vai eleger o representante de Portugal na edição deste ano do Festival Eurovisão da Canção. Com uma longa tradição de participação no concurso, Portugal tem a oportunidade de, mais uma vez, mostrar o seu talento musical ao mundo.
O Festival da Canção é um evento anual organizado pela RTP desde 1964, que tem como objetivo selecionar a canção que irá representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção. Durante muitos anos, a escolha era feita internamente pela emissora, mas desde 2017, o formato mudou e o público passou a ter um papel importante na decisão.
Este ano, o Festival da Canção conta com a participação de 16 canções, selecionadas entre mais de 200 inscrições recebidas pela RTP. Entre os participantes, encontram-se artistas já consagrados e outros que estão a dar os primeiros passos na carreira musical.
O primeiro programa, transmitido no último sábado, foi apresentado por Filomena Cautela e Vasco Palmeirim, que prometeram uma noite cheia de música e emoção. As primeiras oito canções foram apresentadas e o público teve a oportunidade de votar através de chamada telefónica, SMS e através da aplicação oficial do Festival da Canção.
Entre as oito canções apresentadas, destacou-se a atuação de Bárbara Tinoco, que interpretou a canção “Passe-Partout”. A jovem de 25 anos, que ficou conhecida por participar no programa “The Voice Portugal”, conquistou o público com a sua voz doce e a sua presença em palco. A canção, que mistura sonoridades pop e fado, conquistou o primeiro lugar na votação do público e garantiu um lugar na grande final.
Outro momento marcante da noite foi a atuação de Elisa, com a canção “Medo de Sentir”. A jovem de 21 anos, que se estreou no Festival da Canção, emocionou o público com a sua voz poderosa e a sua interpretação cheia de sentimento. A canção, composta por Marta Carvalho, conquistou o segundo lugar na votação do público e também garantiu um lugar na final.
A noite contou ainda com a atuação de Filipe Sambado, que interpretou a canção “Gerbera Amarela do Sul”. Com uma performance teatral e uma sonoridade que mistura pop e electrónica, o artista conquistou o terceiro lugar na votação do público e também garantiu um lugar na final.
No próximo sábado, dia 29 de fevereiro, será transmitido o segundo programa, que contará com a apresentação de Tânia Ribas de Oliveira e Jorge Gabriel. As restantes oito canções serão apresentadas e o público terá novamente a oportunidade de votar. As sete canções mais votadas, juntamente com a que receber a “wildcard” da RTP, irão juntar-se às três já selecionadas para a grande final.
A final do Festival da Canção irá acontecer no dia 7 de março, no Coliseu Comendador Rondão Almeida, em Elvas. A gala será apresentada por Filomena Cautela e Vasco Palmeirim e contará com a atuação dos 10 finalistas, que irão competir pelo título de representante de Portugal no Festival Eurovisão da Canção.
O Festival Eurovisão da Canção é um dos maiores eventos musicais do mundo, que atrai milhões de telespectadores todos os anos. Portugal tem uma longa história de participação no concurso, tendo conquistado a vitória em 2017, com a canção “Amar Pelos Dois”, interpretada por Salvador Sobral. No ano passado, Conan Osíris representou o país com a canção “

